Comandado por Karim Matos, o Espaço Indecifrável é um podcast que conta, de maneira abreviada, histórias reais com um quê de mistério. Com episódios que, na maioria das vezes, não passam dos 20 minutos, o podcast é ideal para quem deseja conhecer mais a respeito de uma teoria da conspiração ou ficar por dentro de casos paranormais famosos sem perder muito tempo com os fones de ouvido. Eu mesma maratonei todos os episódios em dois dias – até a publicação deste texto são 29.
Karim é o principal narrador do programa, mas, vez ou outra, ele convida algum dublador ou outro podcaster para contar a história junto dele. Com uma trilha sonora carregada de suspense, o podcast traz histórias interessantes, algumas muito conhecidas, como o mistério envolvendo a morte de Elisa Lam e as cartas de Antraz, e outras nem tanto, como combustões espontâneas em humanos e as faces de Bélmez. Aliás, sugiro muito ouvir este episódio: conta a histórias bizarra de rostos que começaram a aparecer no chão da casa de uma família em Bélmez, na Espanha. Mesmo após o piso ser removido, as caras continuavam a surgir do nada!
No podcast, os ouvintes são convidados a enviarem suas suposições sobre os casos, e estes comentários são lidos por Karim sempre no início do programa. Vale destacar também que, em todo o começo do episódio, Karim narra o início da história anterior para, em seguida, ler as ponderações dos ouvintes. Isso pode ficar um pouco confuso, principalmente para quem não ouviu o episódio anterior, mas, de qualquer modo, o podcaster indica a minutagem que a história começa de fato para quem deseja acelerar o áudio.
O Espaço Indecifrável é publicado quinzenalmente às quintas-feiras e pode ser encontrado em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts